Colégio Santa Tezerinha

  1. Proporcionar o desenvolvimento integral da criança estimulando sua curiosidade e interesse, desenvolvimento social e cognitivo por meio de atividades que enriqueçam suas experiências;
  2. Proporcionar os cuidados higiênicos indispensáveis, preservando a saúde da criança;
  3. Desenvolver as diversas linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) como meios de comunicação, de forma que, possa compreender e ser compreendida, expressar suas idéias, sentimentos, necessidade e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva
  4. Oferecer condições de atendimento para o desenvolvimento emocional, intelectual, físico-motor e social;
  5. Proporcionar oportunidades à criança de brincar, expressando suas emoções, sentimentos, desejos e necessidades.
  6. Oportunizar o desenvolvimento do potencial da criança em todos seus aspectos, através da exploração da linguagem, do pensamento, da criticidade, do agir e da reflexão; 
  7. Proporcionar à criança condições favoráveis para à construção e reconstrução de conhecimentos, oportunizando atividades que favoreçam o seu desenvolvimento físico, mental e emocional;
  8. Estimular a formação de atitudes e hábitos saudáveis;
  9. Possibilitar a adaptação da criança à comunidade escolar e ao mundo que a cerca;
  10. Proporcionar o estabelecimento de vínculos afetivos com as crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

Educação Infantil: Brincar, viver e aprender 

Como na Educação Infantil brincar, viver e aprender são complementares e, muitas vezes, fazem parte da mesma situação, atendemos a todas as necessidades que nossos pequenos exigem. O Santa Terezinha conta com uma estrutura composta por brinquedoteca, parquinho coberto, quadras poliesportivas cobertas, pátio exclusivo para o recreio da educação infantil, sala de artes e laboratórios de informática e robótica. Tudo para incentivar essa maravilhosa fase de descobertas, curiosidades e fantasias. 

Visa proporcionar condições adequadas à criança, promovendo o seu bem-estar e seu desenvolvimento integral, estimulando sua curiosidade e seu interesse, num ambiente de acolhimento, segurança e de confiança.

As crianças participam de atividades que desenvolvem a coordenação motora, a criatividade, raciocínio e a linguagem oral.

Além do currículo obrigatório: Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Natureza e Sociedade, oferecemos também: Informática, Educação Tecnológica - Lego Educacional, Língua Estrangeira – Inglês, Musicalização, Plantão de Dúvidas, Balé, Judô e Futsal.

Projetos: Vivendo Valores, Educação Ambiental, Feira de Ciências, Noite do Pijama, Aulas Temáticas, Passeios Pedagógicos, Festa Junina e Dia da Criança.

APRENDENDO A APRENDER

Essa é uma fase preparatória para os próximos desafios da vida. Aqui mostramos ao aluno como se preparar para o que está por vir e, o mais importante, aprender a aprender. Com um conteúdo construído de forma mais significativa e contextualizada, o aluno tem um grande crescimento pessoal e social, se preparando para um mundo de transformações em alta velocidade.

Visa proporcionar ao educando as condições necessárias ao desenvolvimento integral e harmônico de suas potencialidades, com vistas a realização pessoal e ao exercício crítico e reflexivo da cidadania.

Além do currículo obrigatório: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História, oferecemos também: Informática, Educação Tecnológica - Lego Educacional, Língua Estrangeira – Inglês e Espanhol, Redação – Leitura e Produção de Texto, Música e Plantão de Dúvidas.

PROJETOS: Vivendo Valores, Educação Ambiental, Festival Regional, Feira de Ciências, Prevenção ao uso de drogas, Noite do Pijama, Aulas Temáticas, Passeios Pedagógicos, Festa Junina e Dia da Criança.

  1. Promover o desenvolvimento do conhecimento de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, físicas, cognitiva, éticas, estéticas, de inter- relação e de inserção social para atingir, com perseverança, o conhecimento e o exercício da cidadania;
  2. Favorecer o desenvolvimento no aluno do espírito crítico, da criatividade e da logicidade, atendendo as suas diferenças individuais e ao seu ritmo próprio;
  3. Habilitar ao prosseguimento dos estudos.
  4. Desenvolver a capacidade de apreender no aluno, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, tendo em vista a construção e reconstrução de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes, valores e hábitos;
  5. Promover a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  6. Fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

É nessa fase importante que ocorre o início da formação das percepções políticas, econômicas e sociais. Por isso, trabalhamos de forma decisiva para formar cidadãos atuantes e críticos.Prioriza a seqüência harmônica de todo um trabalho de qualidade desenvolvido na Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Santa Terezinha, vem reafirmar que a nossa escola busca exercer sua função social de garantir a todos, condições de viver plenamente a cidadania, cumprindo seus deveres e usufruindo dos seus direitos propiciando a seus alunos o sucesso escolar.

Além do currículo obrigatório: Artes, Ciências - dividida em três frentes: Biologia, Física e Química, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática (Álgebra e Geometria), oferecemos também: Inglês, Espanhol, Filosofia, Informática, Robótica com Lego Educacional, Redação – Leitura e produção de texto, Simulados e Aulões Temáticos.

PROJETOS: Oficinas de Reciclagem, Festival Regional, Café com Ideias – Prevenção ao uso de drogas, Educação Cidadã e Educação Sexual, Pré Médio (Integração com o Ensino Médio), Luaulas, Viagens e Passeios Pedagógicos, Intervalos Culturais, Festa Junina e Dia do Estudante.

  1. Ampliar o potencial dos alunos e enriquecer as habilidades e competências, por meios de instrumentos didático-pedagógicos propulsores para formação integral e do bem-estar de nossos jovens.
  2. Proporcionar a construção de uma base de qualidade para o Ensino Médio
  3. Possibilitar o desenvolvimento e utilização das diferentes linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal) como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  4. Desenvolver no educando, meios de saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos
  5. Fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Em razão de suas atividades profissionais, muitos pais não têm com quem deixar os filhos no horário contrário ao turno escolar. E mesmo aquelas que contam com o apoio de familiares, ou de outro profissional, nos cuidados das crianças, sentem dificuldades quanto às necessidades formativas complementares das mesmas. Os pais, familiares ou cuidadores, muitas vezes, não possuem tempo hábil ou condições de locomoção, para acompanhar as crianças em tantas atividades: inglês, esportes, música, aulas de reforço, entre outras atividades tão importantes para a formação cultural e social das crianças.

Pensando nessas dificuldades, e preocupados com a qualidade da formação e dos cuidados que nossas crianças recebem no dia a dia, desenvolveremos a partir do ano de 2014, uma proposta pedagógica que atende às necessidades das famílias e dos alunos, que poderão passar todo o dia na escola, recebendo uma alimentação balanceada, desenvolvendo atividades esportivas e culturais, além do acompanhamento pedagógico nas tarefas de casa e em suas dificuldades pedagógicas e de espaços lúdicos para o brincar livremente, essencial para o desenvolvimento da autonomia e socialização.

Diante disso, o horário integral do Colégio Santa Terezinha passa a ser uma opção para as famílias e os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (crianças de 2 a 10 anos).

Objetivo

​Nosso objetivo é proporcionar ao aluno maiores condições para o desenvolvimento total de suas potencialidades com atividades que envolvem os aspectos sociais, afetivos e cognitivos. Com isso queremos oportunizar a criança maior crescimento baseado na autonomia, na confiança e na convivência. Tudo isso envolvendo cuidado, carinho e segurança para os nossos alunos e tranquilidade para os pais.

Horários

Horário Parcial

O Horário Parcial foi pensado para aquela família que tem o contra turno livre para acompanhar os filhos, mas que por questões de horários ou transito, prefere que o horário escolar se estenda um pouco mais e a criança receba as refeições necessárias neste período. Inclui lanche da manhã e almoço ou lanche da tarde e jantar, de acordo com o horário escolhido.

Horário Especial

O Horário Especial foi pensado para as famílias que possuem um apoio para os cuidados com os filhos, mas desejam concentrar as atividades extra curriculares das crianças em um único lugar. Inclui lanche da manhã, lanche da tarde e atividades extra curriculares.

Horário Integral

O Horário Integral foi pensado para os pais que não podem acompanhar os seus filhos no contraturno escolar e optam por deixá-los ao cuidado de uma instituição de confiança. Inclui lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e atividades extra curriculares. Além do banho para a educação infantil.

​Os alunos que optarem pelo horário especial ou integral do Colégio Santa Terezinha irão assistir às aulas regulares no turno matutino e desenvolver diversas atividades no turno vespertino, dentre elas:

Acompanhamento Pedagógico – Diariamente

Acompanhamento de uma professora para a realização das tarefas de casa e apoio nas dificuldades pedagógicas.

Atividades Esportivas – 4 vezes na semana

O aluno poderá optar por duas modalidades, entre elas: Balé, ginástica rítmica, judô e futsal. A partir do 4º ano do ensino fundamental poderá fazer a opção entre todas as demais modalidades oferecidas pela escola.

Iniciação Bilíngue – 3 vezes na semana

Aulas de inglês do Curso Skil, ministradas na própria escola, sendo 2 aulas regulares e 1 aula vivencial, sempre em inglês.

Arte Circense - 1 vez na semana (Aula Dupla)

Permite às crianças vivenciarem, individualmente e em grupo, a aquisição de habilidades e destrezas - sobretudo mediante exercícios, jogos e técnicas, reunidos em proposições didáticas. Estas práticas possibilitam o desbloqueio de movimentos corporais adormecidos, ampliando as possibilidades de expressão, com a incorporação de novos gestos; estimulando desinibições no convívio social e, enfim, facilitando a harmonização entre desenvolvimento físico, psicológico e social.

Educação Nutricional – 1 vez na semana (Aula Dupla)

Os alunos recebem informações nutricionais e desenvolvem receitas na cozinha pedagógica.

Teatro – 1 ou 2 vezes na semana (de acordo com a faixa etária)

Possibilita à criança compreender o pensamento e a linguagem do outro onde o brincar se transforma em um instrumento de construção do conhecimento. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. Sendo assim o teatro aliado à didática e prática do professor como recurso pedagógico tornará a aprendizagem prazerosa e participativa, além de ser uma forma de entretenimento e de educação, pois desenvolve o trabalho em grupo, ajuda a superar a timidez, desenvolve a imaginação, memorização e o vocabulário e traz diferentes conhecimentos.

Musicalização – 1 ou 2 vezes na semana (de acordo com a faixa etária)

Através da música, as crianças aprendem a conhecer a si próprias, aos outros e a vida. E, o que é mais importante, através da música as crianças são mais capazes de desenvolver e sustentar a sua imaginação e criatividade ousada.

Psicomotricidade – 1 vez na semana (exclusivo para a educação infantil)

Resgata a liberdade de criar algo a partir dos objetos, do espaço e do corpo. Neste sentido, os objetos também têm sua função relacional, oportunizando por meio do movimento, a relação com o outro.

Atividades Direcionadas/Recreação – Diariamente

Momento para o aluno ter autonomia na escolha das brincadeiras, porém serão acompanhadas e direcionadas pelo professor.

Grade e Valores Veja a grade em tamanho real e outras informações NESTE LINK!

  1. Preparação do aluno para o mundo do trabalho, para a produção, para uma vida cidadã, crítica , participativa e para continuidade do aprendizado, de modo que este seja capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou de aperfeiçoamento; 
  2. O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética, moral e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento reflexivo e crítico;
  3. A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, e na construção constante de conhecimentos de cada área;
  4. A preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação.
  5. Preparar o aluno para as provas do PAS/Unb e ENEM.

ENSINO MÉDIO: A base de uma vida adulta 

Aqui o aluno faz escolhas que repercutirão em toda a sua vida. No Colégio Santa Terezinha o aluno conta com todo o apoio para facilitar essas escolhas como Simulados, Plantão de Dúvidas, Intensivões, Aulões e orientação para o ENEM, PAS-UnB e vestibulares. SUPORTE TOTAL AOS VESTIBULANDOS.

Propõe uma aprendizagem adequada às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da nossa sociedade, que considere a vivência dos alunos e garanta experiências essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos, participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem. A estrutura do Ensino Médio no Distrito Federal apresenta uma característica muito particular. Nosso currículo básico, na medida em que se pretende preparar o aluno para o ingresso na UNB, é norteado pela Matriz de Objetos de Avaliação do PAS. Não podemos nos esquecer que, numa escala nacional, temos que nos reportar à Matriz de Referência para o ENEM.  A partir desta percepção, nossa escola organiza sua estrutura pedagógica com o objetivo de atender a estas demandas. A Equipe do Ensino Médio do Colégio Santa Terezinha, objetivando a aprovação de nossos alunos no PAS/Unb e a melhoria nos resultados  do ENEM, lança mão de uma estrutura pedagógica consistente e voltada para a preparação dos nossos alunos nestes dois eventos acadêmicos. Para tanto incluímos em nossa grade curricular atividades que incentivam nosso aluno na busca por melhores resultados: simulados, testes, projetos e atividades extraclasse.

Além do currículo obrigatório: Biologia, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa (gramática, literatura e redação), Matemática, Química, Física, Filosofia, Sociologia, Inglês, Espanhol e Arte (Cênicas, Plásticas e Musical), tudo em consonância com as matrizes de conhecimento do PAS, oferecemos também: Simulados PAS/UnB e Enem, Plantões de Dúvidas, Oficinas de Leitura e Produção de Texto e Aulões Temáticos.

Projetos: Festa das Nações com Fórum das Nações, Feira de Ciências, Tarefão, Luaulas, Feira das Profissões, Viagens e Passeios Pedagógicos, Intervalos Culturais, Festa Junina e Dia do Estudante.

Administrativo:

  • Direção   
  • direção@colegiosantaterezinha.com
  • Coordenadora Geral:  
  • cg@colegiosantaterezinha.com

Serviços Especializados e Apoio:

  • Serviço de Orientação e Acompanhamento Psicopedagógico – SOAPPE:
  •  soappe@colegiosantaterezinha.com

Serviço de Coordenação Pedagógica:

  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais:
  • eiefanosiniciais@colegiosantaterezinha.com
  • Ensino Fundamental Anos Finais:
  •  efanosfinais@colegiosantaterezinha.com
  • Ensino Médio: 
  • ensinomedio@colegiosantaterezinha.com
  • Serviço de Educação Física e Esportes:
  •  sefe@colegiosantaterezinha.com

Técnico Administrativo e Apoio

  • Serviço de Secretaria: secretaria@colegiosantaterezinha.com

  • Tesouraria: tesouraria@colegiosantaterezinha.com

  • Suporte: suporte@colegiosantaterezinha.com 
  • Recurso Humanos: rh@colegiosantaterezinha.com
  • Almoxarifado: almoxarifado@colegiosantaterezinha.com

Com o intuito de facilitar a comunicação entre Escola e Família, disponibilizamos aos nossos alunos e aos seus responsáveis o sistema e-@aluno, que tem como principal objetivo propiciar–lhes uma maior interação com a escola. No sistema estão disponíveis uma série de facilidades como: Boletim, data das provas e dos trabalhos, plano de curso, downloads de exercícios, impressão de 2ª via de boleto entre outros.

LINK PARA ACESSAR O E-ALUNO