Home » Blog » Domínio do inglês facilita o acesso ao conhecimento e amplia oportunidades 

Domínio do inglês facilita o acesso ao conhecimento e amplia oportunidades 

Categorias: Sem categoria
4 min de leitura

Por Estúdio NSC 

branded@somosnsc.com.br 

Colégio Santa Terezinha é referência de ensino na região norte da Ilha de Florianópolis(Foto: Divulgação – Colégio Santa Terezinha) 

Não é novidade que ter um segundo idioma abre ainda mais portas na vida — tanto pessoal quanto profissional. Principalmente se o escolhido for o inglês, considerada língua universal dos negócios, comércio, varejo e outras áreas importantes, como a ciência, que hoje têm 90% das publicações do segmento no idioma. 

Isto quer dizer que, ao dominar a língua, abre-se uma porta de acesso ao conhecimento e quebram-se fronteiras que poderiam servir de obstáculo devido à falta de compreensão do idioma. 

A fluência em inglês também é essencial para quem deseja estudar no exterior, não apenas pela comunicação ou pelo acesso a mais conteúdos de valor. As oportunidades de estudo no exterior para quem domina o idioma também são maiores. 

Falar inglês também impacta no mercado de trabalho. Segundo pesquisa realizada pela Catho, site de empregos nacional, mais de 50% das vagas atuais exigem domínio de inglês e ser fluente pode aumentar o salário em até 60%. Porém, o que hoje é um diferencial, em até dez anos será uma competência básica na maioria das profissões. 

Ensino bilíngue promove aprendizagem desde cedo 

Para oferecer apoio pedagógico completo e além do convencional,  o Colégio Santa Terezinha iniciará o ano letivo de 2022 com uma novidade: passará a ser uma escola bilíngue diferenciada no bairro Ingleses, no Norte de Florianópolis. Com quase trinta anos de história, o colégio passará a implementar o inglês no dia a dia dos alunos através de atividades interdisciplinares, lúdicas e interativas, promovendo o aprendizado e a fluência de forma real e natural. 

— Em quase três décadas de funcionamento construímos uma estrutura inigualável, um projeto educacional de excelência propondo a atender os aspectos de conhecimento, iniciação aos esportes e através do nosso belíssimo teatro, a iniciação as artes — afirma Domingos Ghedin, diretor geral e mantenedor do Colégio Santa Terezinha. 

Agora, por meio da aprendizagem baseada em projetos, a escola bilíngue vai estimular a criatividade, desenvolver o pensamento crítico e as habilidades socioemocionais e despertar a curiosidade através do ensino integral da língua inglesa. 

Metodologia personalizada para formação integral 

Para agregar valor na formação dos estudantes, o Colégio Santa Terezinha oferta aos alunos desde a Educação  jogos educativos digitais, vivências no teatro, saídas de estudo sem custos, natação, psicomotricidade, capoeira, letramento digital e projetos como o “Volta à Ilha — Conhecendo a nossa história”,  leva as crianças para experiências fora da sala de aula. 

Transformação digital marca presença no ambiente escolar 

O ensino bilíngue não é a única novidade para o próximo ano letivo do Colégio Santa Terezinha. A Plataforma AZ, do Grupo Conexia, vai fazer parte da vida dos alunos através de trilhas de estudo personalizadas. O aplicativo foi desenvolvido para que os alunos possam levar a sala de aula para qualquer lugar. 

Com livros online, exercícios com feedback instantâneo e vídeos explicativos, a inovação vai transformar o processo de aprendizado dos alunos da escola. São mais de 190 mil questões e 49 mil videoaulas, além de metas de aprendizado focadas na rotina de estudo, plataforma de redação com correção online e painel para acompanhar o engajamento dos estudantes nos estudos. 

— Gerações de alunos já passaram pelas carteiras das salas de aula do Santa e hoje se destacam em diversas profissões do mercado de trabalho. Buscando inovações para a nova realidade de transformação digital, estabelecemos uma parceria para 2022 com  a Plataforma AZ do Grupo Conexia. Esta escolha foi pautada na segurança de um material totalmente alinhado a BNCC, mas com soluções digitais que são referência em inovação, alto rendimento, formação integral do aluno e educação bilíngue. Acreditamos que estamos no trilhar de um caminho que busca a manutenção dos princípios humanos básicos engajados às novas tendências de aprendizagem — explica Domingos. 

Estrutura diferenciada 

O Colégio Santa Terezinha se destaca, também, através de salas climatizadas e equipadas com lousas interativas, atividades esportivas e culturais gratuitas, Teatro com cinema e material didático coletivo sem custo. Além disso, a estrutura conta com laboratório de Ciências, laboratório de Tecnologia, piscina térmica, biblioteca e projetos voltados para sustentabilidade ambiental.